Como em 2010 eu cursei o 3º ano era bem possível que ia ter que ler muitos livros para esse tanto de vestibulares. Eu fiz UFG, FUVEST e PAS(UnB). Sem mais enrolação vou falar da lista:
Livro dos Homens (Ronaldo Corrêa Brito) [UFG]: Um livro de conto, ambientado no sertão, mas tem um caráter universal. Como todo livro de conto, tem aqueles que você apaixona e acha que daria um ótimo romance e outros que você achava que um parágrafo era muito para ele. Mesmo sendo ambientado no Sertão, o autor utiliza elementos da mitologia grega, no conto Brinca com o Veneno. Além do suspense final, aquele clima de algo que vai acontecer em Rabo de Burro. Mas tenho uma ressalva, o livro em uma leitura mais desatenta, como a primeira vez que eu li parece sem graça, mas com certeza vale procurar o que o leitor deixou entrelinhas, pois com certeza você vai achar. Tentei ser sucinto, não queria me delongar nesse livro, pois a lista é grande :D
- Demônio Familiar (José de Alencar) [UFG]: Como eu vi a peça desse livro eu sou um pouco suspeito falar dele. Na peça eu ri muito da Comédia de Costumes do Zé. Mas no livro nem é tão engraçado assim, já que ele foi escrito há algum tempo.
- A Confissão (Flavio Carneiro) [UFG]: Como esse livro eu li e não tive análise, acho que perdi elementos interessantes. Um vampiro que pega as qualidades das mulheres depois de fazer sexo com elas, não tem nada de vulgar. Ele começar a conversar com uma mulher, tipo entrevista com o Vampiro. Meus amigos falaram que era o melhor livro, mas não achei lá muita coisa.
- Memórias de um Sargento de Milícias (Manuel Antônio de Almeida) [UFG e FUVEST]: Acho que é um livro que todo mundo já leu, ou pelo menos ouviu falar (se não ouviu falar Google para você). Eu pensei que iria dormir durante a leitura, por ser um clássico. Mas contrariando todas as minhas expectativas, foi o mais agradável que livro que eu li por vontade própria. Tem aquele caráter leve, com linguagem popular e até bem humorado. Se não leu, leia. Mas se você ainda não fez vestibular pode esperar, Pois tem grande chance de cair (esse ano caiu na FUVEST, UFG, UEG, PUC-GO, UFT, Unicamp...)
- Iracema (José de Alencar) [FUVEST]: que livro pequeno e chato, pelo menos não é grande e chato. Alencar começa a metaforizar muito Iracema, ficando algo chato, além de você não entender metade das metáforas indígenas:
" Iracema, a virgem doa lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira."
Isso que ele acabou de falar elogiou Iracema? Segundo ele sim e se JOSÉ DE ALENCAR falou, esta falado.
- Incidente em Antares (Érico Veríssimo) [PAS]: EBA \õ/ um livro grande e legal. Ambientado em Antares, uma cidadezinha no Interior do Rio Grande do Sul, Acontece um Incidente. Sete mortos levantam do caixão (pois não foram enterrados por causa da greve dos coveiros), e clamam por justiça e expõe os podres da sociedade. Não imaginava que poderia ser tão bom. Você viaja pela história do Brasil (Entre a proclamação e o Golpe). Além de ter uma linguagem fácil e dinâmica.
p.s.: tem uma serie brasileira da história do livro. a diferença é que eles vão direto para o Incidente.
- Vidas Secas (Graciliano Ramos) [FUVEST]: Achei muito chato. Seco como o sertão. A secura do livro vai corroendo suas entranhas.Retrata o flagelo da Seca. No final você está com sede. Não vale apenas pela história, mas sim como é contada a história. (deu para entender?)
- Auto da Barca do Inferno (Gil Vicente) [FUVEST] : Eu que não sou fã de teatro, nem de poema, imagina um teatro em versos, da idade do Brasil, com caráter catequizador. OMG! Eu até achei legal. Primeiro por não ser muito grande, então não me encheu o saco por muito tempo, depois ele mostra um pouco os podres da sociedade.
minigrafias (luís araújo pereira) [UFG2011]: um livro de poemas um tanto estranho, se você não tiver ao seu lado um dicionário, internet, um professor, acho difícil entender algo. Mas vale tentar.
Sol de dentro
mínimas paisagens
não precisam de
penhora
passe-partout
de pássaros
em voos heréticos
para Languedoc
lua de Van Gogh
alumínio
que reflete
o peso das horas
:
Sol do centro
Esse foi o poema que caiu no vestibular. É quase como brincar de Riddle apenas de livros :D
- Mãos de Cavalo (Daniel Galera) [UFG]: Acho que esse livro ganhou o prêmio como melhor livro obrigado que eu já li :D. não vou falar muito pois penso em resenhá-lo, então aguarde.
- Capitães da Areia (Jorge Amado) [FUVEST]: pensei que não ia gostar, muita gente falou mal dele no 10 dias,10 livros. Mas achei um dos melhores livros obrigados que eu já li :D. e ainda ano que vem, que era para ser esse ano, vai sair nas telinhas ^^.
- I-Juca Pirama (Gonçalves Dias) [UFG]: que bosta! Um poema épico, em rimas, muito bem estruturado. Mas você não entende nada que é dito. Eu me perdi no ritmo. Não gostei, pois não entendi quase nada lol.
Antologia Poética de Vinicius de Moraes [FUVEST]: não gostei muito por ser poema, livro de poema não pode ser tão grande. É ate divertido, os poemas tem sentido. Kkk’
- Vestido de Noiva (Nelson Rodrigues) [PAS]: muito bom. Mas livro de teatro é legal quando tem o teatro. Ainda mais nesse livro, é tanta coisa para imagina que às vezes fica confuso. Quero ver o filme que lançaram. Assim terei melhor visão da peça :D
Teve livro que eu não li, pois não deu tempo ou eles eram chatos. :/
Espero que tenham gostado da Retrospectiva dos livros. ^^
Fale o Que lhe der na telha
Nenhum comentário:
Postar um comentário